Você conhece a origem da camiseta?

origem da camiseta
Hoje é possível comprar camisetas em uma infinidade de lugares com muita facilidade, pois ela é um dos itens de vestuário mais populares do mundo. Homens, mulheres, crianças, todo mundo usa camisetas de diversos tipos. Mas você já parou para pensar de onde e como surgiu essa peça indispensável? Vamos falar um pouco de sua história:

 

As primeiras “camisetas”

origem da camiseta

Essa peça tão comum surgiu primeiramente no guarda-roupa masculino, lá pelo século 20.

Naquela época, a camiseta possuía golas mais largas, mangas mais curtas e, acredite, era usada apenas como roupa íntima!

Especula-se que ela nasceu da evolução das union suits, uma roupa íntima feita de linho, que cobria o corpo todo e era muito usada pelos trabalhadores no século XIX.

Era uma roupa muito prática para ser usada durante o inverno, mas que fazia os homens morrerem de calor durante o verão!

Assim, alguns trabalhadores tiveram a ideia de cortar as union suits pela metade, dando origem às “long johns“, uma espécie de pijama em duas partes.

Durante a era vitoriana, as long johns foram se tornando mais populares, enquanto as union suits começaram a ser utilizadas por mulheres, por possibilitarem o uso de menos roupas para se aquecer durante o inverno, o que resultava em cinturas aparentemente mais finas.

Mas ainda havia um longo caminho pela frente, até podermos comprar as camisetas que conhecemos hoje. Foi no século 19 que os fabricantes começaram a explorar outros tecidos, mais flexíveis, para tornar o produto mais confortável. Afinal, camiseta tem que ser confortável, não é?

Esses testes resultaram na criação de suéteres feitos de lã e algodão, que passavam mais facilmente pela cabeça sem prejudicar a gola.

Mas ainda assim, os suéteres não eram considerados peças casuais e ainda eram usados como roupa de baixo.

Para se ter uma ideia, em 1890 existiam leis que proibiam o uso de suéter em lugares públicos! Já imaginou uma coisa dessas?

A primeira grande evolução

historia da camiseta rockz club

Estamos chegando perto da nossa tão conhecida camiseta. Em 1904, uma empresa chamada Cooper Underwear Company começou a mudar o destino dessa tão famosa peça.

Eles lançaram uma roupa destinada a homens jovens e solteiros, que eram chamadas de “camisas de solteiros”.

Esse produto inovador surgiu com o slogan: “Sem pinos de segurança – sem botões – sem agulha – sem linhas.” Isso queria dizer que a nova camiseta consistia em uma única peça de tecido que não tinha botões, o que significava mais durabilidade, além de eliminar a necessidade de manutenção.

Por isso era perfeita para homens solteiros, já que normalmente quem fazia os trabalhos de costura e manutenção de roupas na época eram as mulheres.

Pouco tempo depois disso, a Marinha dos EUA incorporou oficialmente a camiseta branca sem botões em seu uniforme, já que eles empregavam muitos jovens sem nenhuma habilidade em costura. Mas elas ainda não eram usadas como nós usamos hoje em dia.

Existiam algumas regras, de acordo com o Regulamento de Uniformes da Marinha dos Estados Unidos. No início, a camiseta de algodão era uma peça que devia ser usada por baixo do uniforme do marinheiro.

Depois surgiram algumas exceções: nos períodos muito quentes, os marinheiros podiam usar uma camiseta mais leve de algodão, a critério de seu oficial comandante.

Além disso, os marinheiros que trabalhavam na sala das máquinas tinham a liberdade de improvisar uma camiseta mais confortável, caso assim desejassem.

Depois disso, não demorou muito até que as camisetas chegassem ao exército americano. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela se tornou comum entre dezenas de milhares de soldados, e muitos deles levaram para casa essa tendência.

A famosa T-shirt

origem da camiseta futebol americano

Foi após o fim da Primeira Guerra Mundial que essa peça de roupa começou a finalmente ser popularmente conhecida como T-shirt (camiseta, em inglês). A primeira pessoa famosa a utilizar esse nome foi o autor F.Scott Fitzgerald, em sua novela “Este Lado do Paraíso”.

A T-shirt era muito usada pelo personagem principal, Amory Blaine, durante a universidade. Isso foi um fato que influenciou muito a sociedade da época e causou até mesmo uma mudança no design das camisetas.

Elas passaram a ter a gola careca e primeiramente foram destinadas aos esportistas. A ideia era criar-se um vestuário leve e com boa absorção da transpiração, algo que os jogadores universitários de futebol pudessem usar debaixo de suas camisas para evitar o atrito das almofadas do uniforme com a pele.

A partir daí, a camiseta foi um enorme sucesso entre os jogadores e não demorou muito para que se tornasse popular também entre os outros alunos.

A popularização da camiseta

historia da camiseta marlon brando

Durante a Segunda Guerra Mundial, a camiseta foi se tornando cada vez mais comum entre os jovens, tanto os universitários como os soldados, que ainda as usavam por baixo do uniforme oficial.

Depois do fim da guerra, os soldados que voltaram para casa começaram a incorporar as camisetas em seus guarda-roupas.

Então finalmente, a sociedade passou a aceitar definitivamente a peça como um vestuário casual, deixando assim de ser vista apenas como uma roupa íntima.

A partir daí, as camisetas foram se popularizando e evoluindo cada vez mais rapidamente. Depois que Marlon Brando vestiu uma camiseta super justa no filme Uma Rua Chamada Pecado, de 1951, ela se popularizou definitivamente entre os homens. O filme inclusive resultou em um grande aumento das vendas da peça.

Depois disso, o costume de se usar camisetas foi se multiplicando pelo mundo e a peça tornou-se comum também no guarda-roupa das mulheres.

As cores usadas foram se ampliando, assim como os tecidos utilizados na fabricação da roupa. Logo foram surgindo camisetas estampadas, com estampas feitas a partir das mais diversas técnicas e depois disso, não houve mais limites para a moda.

Hoje em dia, encontramos para comprar desde as opções mais básicas até as camisetas com estampas criativas. Existem diversas opções divertidas, fashion, além das temáticas, como as camisetas de filmes, as de games, entre outras.

Depois de muita história, finalmente todo mundo ganhou a liberdade de usar a camiseta que mais combina com seu estilo, em qualquer ocasião!

 

E aí, gostou desse post? Você pode compartilhar com seus amigos e amigas clicando logo abaixo nos ícones das redes sociais 😉 Aproveite e dê uma espiada nos lançamentos da ROCKZ CLUB clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *